São Mamede de Infesta

A Casa-Museu Abel Salazar, onde viveu o Mestre Abel Salazar durante 30 anos, abriu ao público em 1975 e alberga parte do seu vasto património artístico, científico e literário. Abel Salazar nasceu em Guimarães, em 1889, doutorou-se na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e morreu em Lisboa, em 1946.

A Casa-Museu Abel Salazar – património da Universidade do Porto – é dirigida pela Associação Divulgadora da Casa-Museu Abel Salazar, Associação sem fins lucrativos e de utilidade pública, criada em 1989. Após a morte de Abel Salazar, ocorrida em Lisboa a 29 de Dezembro de 1946, foi preocupação dos seus amigos preservar a memória do Mestre, para obstar à dispersão da obra que produziu. Por iniciativa do Professor Ruy Luís Gomes e com o patrocínio de grandes nomes da cultura, procurou-se criar a Fundação Abel Salazar, que as autoridades da época nunca permitiram que se constituísse legalmente. Para preservar a Casa, bem como o espólio de Abel Salazar, e vencer a sistemática oposição das autoridades da época, passou a constituir-se uma Cooperativa em 1963.

O Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Dr. Azeredo Perdigão, conseguiu que aquela Instituição comprasse a Casa, em 1965, adquirisse a coleção de obras pertencentes à irmã, em 1971, executasse obras de restauro e adaptação da Casa a Museu, bem como a construção de um Pavilhão de Exposições, em 1975. Em 31 de Maio de 1975, a Fundação Calouste Gulbenkian fez a doação desta Casa-Museu à Universidade do Porto, tendo sido aberta definitivamente ao público nesse ano.

Informações

Transportes: STCP 600 (Aliados / Barca ou Maia)

Horário: segunda-feira a sexta-feira – 09h30 > 12h30 | 14h30 > 17h00 (última entrada); sábados (exposições temporárias) – 14h30 > 17h00 (última entrada). Todas as visitas são guiadas (marcação para grupos)

Ingresso: Público geral – € 2,00 Euros / Menores de 18 anos e maiores de 65, inclusive – € 1,00

Entrada livre: Associados Individuais e Colectivos da ADMAS; Mecenas institucionais. Associados do ICOM, FAMP – Federação dos Amigos dos Museus de Portugal, mc2p – Associação de Museus e Centros de Ciência de Portugal, MuMa – Rede de Museus de Matosinhos, RPM – Rede Portuguesa de Museus; Investigadores, Jornalistas e Profissionais de Turismo (devidamente credenciados e no desempenho das suas funções); Professores e alunos de qualquer grau de ensino no âmbito de visitas de estudo, desde que comprovadas documentalmente a sua condição (cartão pessoal) e o contexto da visita (por documento emitido pela respectiva instituição de ensino).

Contactos

Morada: Rua Dr. Abel Salazar, s/n 4465-012 S. Mamede de Infesta
Telefone: 229 039 826
Sítio web: http://cmas.up.pt/
Email: cmuseu@reit.up.pt

Rodapé

Texto: Direção-Geral do Património Cultural

Fotos: PIN – Área Metropolitana do Porto