Madalena Metelo

Para Madalena Metelo a Arte deve fazer sentir; cria essa ressonância esculpindo materiais que nos devolvem à origem natural e que nos unem enquanto seres vivos, seres emocionais, mentais e espirituais. A formação especializada em escultura em Pedra e Cerâmica levaram-na às artes tradicionais da cantaria, olaria e lanifícios.


Nena Metelo é o nome com que assina a escultora Madalena Metelo. Formada em Belas-Artes, tomou especial interesse desde cedo pelas técnicas do trabalho tradicional português. Especializou-se em Escultura em Pedra, o que a levou à cantaria. Mais tarde estudou cerâmica e descobriu uma profunda paixão pela roda de oleiro, que usou na sua Escultura. Este trabalho levou-a a estágios com escultores em Portugal e no estrangeiro. Antes das Artes Plásticas, Madalena Metelo estudou música clássica em escolas particulares e conservatório durante 11 anos, começando aos 6. É Terapeuta e Mestre de Reiki. Em 2011 criou as Oficinas de Expressão e Criatividade onde orienta actividades em áreas da sua formação – Música, Artes Plásticas, Cerâmica, Olaria, Educação pela Arte e Terapias Alternativas em associação com a Arte. Actualmente dedica-se também a um projecto de Arts & Crafts, onde desenvolve trabalho em áreas ancestrais do artesanato e com materiais Íntimamente portugueses. Os têxteis, lanifícios, a cortiça, o tricot, o crochet e o bordado marcam presença forte na sua pesquisa. O projecto Íntima começou por ser desenvolvido nesse laboratório a que chamou meNENices. Para Madalena Metelo a Arte deve fazer sentir; cria essa ressonância esculpindo materiais que nos devolvem à origem natural e que nos unem enquanto seres vivos, seres emocionais, mentais e espirituais.
1987-1997 – Estudo de música clássica (piano e canto) em escola particular e conservatório.
1998-2005 – Frequência do curso de Pintura na FBAUL, bacharelato e licenciatura em Escultura pela FBAUL. Especialização em Escultura em Pedra e Cerâmica.
2006-2007 – Curso Cerâmica Criativa no CENCAL. Estágio curricular com Escultor José Aurélio – Armazém das Artes. Criação de Medalha e Troféu para prémios Cistermúsica e PRADBA. Competências: cerâmica tradicional e de autor em roda de oleiro, escultura cerâmica, cerâmica de autor e em contexto industrial.
2007 – Estágio na Polónia em Escultura Cerâmica pelo Programa Leonardo Da Vinci.
2005-presente – Assistente em galerias de arte culturais e comerciais, com especial destaque para a Galeria Chiado 8, curadoria da Culturgest.
2011 – Directora (e) Criativa no projecto meNENices – Laboratório de Design&Crafts. Acessórios exclusivos, de autor em matérias primas e técnicas intimamente portuguesas.
2011 – Fundadora e coordenadora no projecto Ateliers de Expressão e Criatividade. Neste projecto é também formadora numa equipa multidisciplinar, em áreas da sua formação – Música, Artes Plásticas, Cerâmica, Olaria, Educação pela Arte e Terapias Alternativas em associação com a Arte.
E-mail: nena.metelo@gmail.com
Sítio web pessoal: Madalena Metelo

Biografia

Íntima – Eu e Tu

Portfolio