Alexandra de Pinho

Nas suas obras, a textura, o desenho da composição, a representação peculiar e o equilíbrio cromático resulta de um conhecimento e combinação exímia dos tecidos na excelência da pintura, pontuada por fragmentos de roupas e linhas cosidas que resgatam a fisicalidade do traço.


Nasceu a 21 de Setembro de 1976. De 1992 a 1994 frequenta o Centro de Artes de S. João da Madeira, nos cursos de fotografia e desenho. Conclui a licenciatura em Artes Plásticas-Pintura, na Faculdade de Belas Artes do Porto, em 1999. Em 2003, faz uma pós-graduação na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona, denominada ‘Homeless Beauty – O Espaço da Arte no início do 3º Milénio’, onde participa numa publicação subordinada ao mesmo tema. Em 2006, obtém o Diploma de Estudos Avançados na Faculdade de Belas Artes de Pontevedra, depois de concluir a componente curricular referente a este Programa de Doutoramento. Coordenadora e Programadora de Artes Visuais do Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua, desde 2008. Vive e trabalha no atelier em Santa Maria da Feira, Portugal.
2013: (des)escrita – We Art, Aveiro Business Center.
2012: Discursos (Ex)cêntricos – Galeria do Teatro-cine de Pombal e Galeria Ao Quadrado, Santa Maria da Feira.
2010: Narrativa de Fugas – Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira.
2009: Axis Mundi – Galeria Ao Quadrado, Santa Maria da Feira.
2008: Luminescências – Igreja Castelo de Moura, Galeria Morgados da Pedricosa; Omphaloskepsis. Um (re)desenho umbilical – Café-concerto Municipal Guarda.
2005: Fragmentos de Corpo – Galeria Municipal de Santa Maria da Feira.
1998: A humana figura Pintura e Desenho – Galeria Municipal Arouca.
2013: 15+1 Curadoria de José Rosinhas – DaVinci Art Gallery, Porto.
2012: Cinco Séculos do Desenho -Museu Soares dos Reis, Porto; Fado ao Norte -Casa da Galeria -Santo Tirso; Arte em Segredo -Galeria dos Leões, Porto.
2011: Livro-mundo – Galeria da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira; Diálogos, Org. ACAV – Conservatório Calouste Gulbenkian, Aveiro; Desenhos – Galeria Ao Quadrado, Santa Maria da Feira; Arte em Segredo – Org. FBAUP, Galeria dos Leões Reitoria Univ. Porto.
2010: INSIDE–OUTSIDE: L’invisibilità del visibile – Primo Piano LivinGallery, Lecce
2009: T6+1 – Galeria Mariana Jones, Porto; Encontro de Artes – Regimento de Artilharia nº5, Mosteiro da Serra do Pilar; A arte não se mede aos palmos – Galeria Nuno Sacramento, Aveiro; Persona que tiene alma – Projecto itinerante, Curadoria de Amy Alonso e Ricardo Lescano, José Hernaández Cultural Center, Rawson, Patagónia; Marcha pela Paz, Edifício Fernando Távora, Aveiro; Anima Mundi – Primo PianoLivinGallery, Lecce; Puro Arte – Feira Internacional de Arte Contemporânea, Vigo.
2008: Prémio de Pintura Aveiro Jovens Criadores, Casa Municipal da Cultura de Aveiro
2007: Menção Honrosa em Pintura Concurso Artur Bual, Amadora; Prémio Revelação/Inovação Salúquia às Artes, Câmara Municipal Moura; 1ª Menção Honrosa em Pintura Aveiro Jovem Criador; Prémio Anual Investigação de Pintura da Academia Nacional Belas-Artes.
2006: Menção Honrosa Jovem Criador Aveiro; Menção Honrosa IV Bienal de Pintura Arte Jovem Penafiel; Menção Honrosa, IX Ed. Prémio Pintura e Escultura D. Fernando II.
2004: Menção Honrosa VIII Ed.Prémio Pintura e Escultura D.Fernando II.
2002: Menção Honrosa II Bienal Pintura Arte Jovem Penafiel, Pavilhão de Feiras e Exposições.
E-mail: depinho.alexandra@gmail.com
Sítio web pessoal: alexandradepinho.com

Biografia

Circuitos

Narrativas I & II

Portfolio